Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (524 votos)




ONLINE
2


 

index sitemap advanced
site search by freefind

Cursos 24 Horas

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

 Cursos Online

 

 motori di ricerca


Cuidados: Adubação
Cuidados: Adubação

By BannerFans.com

Alimento da Planta

 

NUTRIENTES NA MEDIDA CERTA SÃO ESSENCIAIS PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO ADEQUADO DO BONSAI

 

É por meio da adubação que o bonsai obtém os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento, o que também garante saúde e, consequentemente, maior resistência às doenças e às pragas oportunistas.

Como em qualquer planta, segundo Clodoveu A. Davis Júnior, cultivador e apreciador de bonsai, de Belo Horizonte, MG, os elementos fundamentais são nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), que são requeridos em maior quantidade. Trata-se dos macronutrientes, juntamente com o calcio (Ca), o magnésio (Mg) e o enxofre (S).

Existem ainda os micronutrientes, que também apresentam grande importância para o crescimento adequado das espécies vegetais, no entanto, são solicitados em menor quantidade. São eles: boro (B), cloro (Cl), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdenio (Mo) e zinco (Zn).

“Em geral, os adubos químicos, sejam em pó, granulados ou líquidos, suprem todas as necessidades da planta, incorporando uma mistura de elementos. Basta observar no rotulo dos produtos disponíveis no mercado”, afirma Davis Junior, acrescentando que os bonsai também podem receber adubos orgânicos.

“Os orgânicos são produzidos a partir de elementos naturais (mais exatamente, por meio da decomposição de matéria de origem animal ou vegetal). Torta de mamona, torta de algodão, farinha de osso e farinha de peixe são alguns exemplos. Eles são absorvidos de forma mais lenta”, relata o cultivador e apreciador.

Ainda de acordo com ele, os adubos químicos oferecem maior regularidade na quantidade de nutrientes, o que é chamado de “níveis de garantia”. “Sua ação é mais rápida, já que a planta o absorve com maior velocidade, principalmente aqueles em forma liquida”, completa. No entanto, há adubos químicos de liberação lenta também, o que proporciona um nicles básico de alimentação em um período mais longo de tempo.

COMO PROCEDER

São necessários alguns cuidados antes de adubar o bonsai, já que tanto falta como excesso de adubo podem ser extremamente prejudiciais à planta. Também se trata de um procedimento muito particular, pois dependerá da especie cultivada e de algumas preferencias do próprio bonsaísta.

No entanto, é possível apresentar algumas dicas para que o processo seja feito adequadamente. Segundo Davis Juno, a escolha e o procedimento realizados de forma correta são essenciais para a planta, pois os substratos para bonsai são, em grande parte, estéreis, ou seja, compostos principalmente por matéria inorgânica.

“Por isso, a alimentação fica quase que totalmente a cargo da adubação. Os bonsai stas podem controlar o tipo de adubo e o volume. Dessa forma, é possível acompanhar o ciclo anual de desenvolvimento da planta”, diz o cultivador e apreciador, complementando que, assim, pode-se dar continuidade ou realizar mudanças no procedimento conforme as respostas obtidas.

Além de observar atenciosamente o crescimento, de modo geral, é aconselhável reduzir a adubação no período de dormência, que acontece durante o inverno. É melhor deixar o bonsai “descansar”, já que ele não consome muita energia nessa fase.

A adubação deve ser feita na Primavera e no Verão, pois são épocas de crescimento intenso das espécies, fazendo-se necessária uma grande quantidade de nutrientes, e no Outono também, a estação que faz reserva de enebria para a planta “passar” melhor o Inverno e “acordar” bem na Primavera.

Outro problema é a quantidade de adubo que deve ser fornecido. Como os vasos têm tamanho reduzido e comportam pouca quantidade de substrato, os nutrientes disponíveis são absorvidos rapidamente. Por isso, muitos bonsaistas preferem usar adubos orgânicos, que apresentam absorção mais lenta.

“Além disso, respostas à adubação podem influenciar aspectos diretamente ligados à aplicação de técnicas bonsaísta. Se for usado adubo demais, provoca-se um desenvolvimento acelerado, o que, no caso do bonsai, pode levá-lo a perder sua forma original. Em geral, plantas com formas bem definidas e em estágio avançado de desenvolvimento precisam de menos adubo. Já um exemplar jovem, ainda em formação, precisará de mais adubação”, conclui Davis Junior.

fonte da matéria "Guia de como cultivar Bonsai" nº 1 pela editora Casa Dois.


Ae galera! Mais um video do Prof. Marcio Azevedo ensinando como proceder na adubação. Aproveitem e assinem o canal dele no Youtube


Desenvolvido por LWGMEN COMUNICAÇÕES VISUAIS Todos os direitos reservados.