Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (524 votos)




ONLINE
3


 

index sitemap advanced
site search by freefind

Cursos 24 Horas

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

 Cursos Online

 

 motori di ricerca


Cuidados: Iluminação
Cuidados: Iluminação

By BannerFans.com

Muita Luz

O BONSAI NECESSITA DE BASTANTE EXPOSIÇÃO AO SOL PARA TER UM DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL

 

A primeira vista, o bonsai parece delicado e difícil de ser cultivado. A boa notícia para os admiradores dessa arte é que alguns cuidados são simples e sem muita complicação. A iluminação é uma das tarefas que não exige técnica apurada, apenas atenção e conhecimento da espécie.

"Como todas as plantas, ele também precisa de, no mínimo, quatro a cinco horas de exposição ao sol diariamente", resume Rock Júnior, bonsaísta da Terra Bonsai, de Nova Lima, MG.

Segundo ele a partir dessa premissa, deve-se basear a luminosidade de acordo com a espécie. Por exemplo, aquelas originárias de regiões frias. como o ácer (Acer spp), ou que apreciam menos calor, por exemplo, caliandra (Caliandra spp), jabuticaba (Myrciaria cauliflora) e pitanga-anã (Eugenia uniflora), devem ser mantidas à meia-sombra, ou seja, sob a copa de uma árvore ou cobertura de sombrite.

Já as coníferas, que se adaptam bem às altas temperaturas, como pinheiros (Pinus spp) e juníperos (Juniperus spp), têm a capacidade de receber até sete horas de luz solar todos os dias. "Essas espécies não toleram a falta de luminosidade e podem até morrer", afirma Rock.

No entanto, se for um dia muito quente de Verão, é preciso cuidado para que o exemplar não desidrate. Em relação áquelas de meia-sombra, a atenção é redobrada, porque, de acordo com o bonsaísta pode ocorrer amarelamento e queimadura nas pontas das folhas. Caso isso aconteça, é melhor desfolhá-la e colocá-la em lugar adequado. A planta deve estar "forte" para passar por esse processo, isto é, bem adubada, já que o crescimento de novas folhas consumirá bastante energia.

Se as espécies de pleno sol não receberem iluminação suficiente, é possível que sejam infestadas por pulgões, cochonilhas e, em situações mais graves, fungos. "Com a resistência baixa, ela se torna alvo fácil para as pragas e doenças. Para evitar que isso aconteça, é importante não negligenciar o sol e a rega", explica o especialista, acrescentando que uma forma de avaliar se a quantidade de luz está sendo suficiente é observar suas folhas: se apresentarem deformidade, como alongamento, quer dizer que ela está ampliando sua superfície de contato, ou seja, necessita de mais iluminação.

Além disso, ele lembra que  bonsai de pleno sol exige mais adubação uma vez que tem maior intensidade vegetativa por meio da fotossíntese.

ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL

Mesmo quem mora em apartamento ou em local que possui pouca incidência solar pode ter um bonsai. Para suprir sua necessidade luminosa, basta colocá-lo sob uma lâmpada especial para cultivo indoor e deixá-lo o dia todo sob ela. O único problema é que esse material não é comum no Brasil, sendo importado da Europa e do Japão.

O bonsaísta da Terra Bonsai conta que a lâmpada de aquário de água salgada tem o mesmo efeito e é uma ótima substituta. O inconveniênte fica por conta do preço, mais caro.

Nos dois casos, a fonte de luz deve ficar a uma altura média de 0,5 m a 1 m em relação à planta. Seja qual for a escolha, seu bonsai irá agradecer em forma de vigor e beleza.

fonte de matéria "Guia como cultivar Bonsai n1" da editora Casa Dois.


Desenvolvido por LWGMEN COMUNICAÇÕES VISUAIS Todos os direitos reservados.