Cortes que Fazem a Diferença
A PODA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA DAR FORMA AO BONSAI
O bonsai é formado com o menor número possível de galhos e ramos. Por isso, a poda é essencial não só para compactá-lo, como também para deixá-lo com um formato harmônico.
“A arte do bonsai é a arte da poda, sendo o principal meio utilizado para dar forma à arvore. Por meio dela, é possível modelar e controlar a força da planta”, ressalta o bonsaista da Terra Bonsai Rock Junior, de Nova Lima, MG.
O próprio Mestre Kimura, numero um da arte oriental no mundo, ressalta a importância desse procedimento no cultivo das miniaturas. “no trabalho de formação do exemplar, 80% é conseguido por meio da poda e 20% da aramação”, afirma.
Segundo Rock, ela representa a eliminação total ou parcial de galhos ou ramos da arvore cultivada e pode ser feita também nas raízes e nas folhas. Para cada caso existe um tipo distinto do método.
Ele afirma que, num primeiro estágio, tem-se a muda bruta. De grandes proporções, precisa ser trabalhada para que possa vir a ser um bonsai. Nessa fase, é feita a poda drástica, onde a planta é bastante reduzida. Esse tipo também é utilizado no caso de reestilizações extremas, como na transformação de arvores em estilo Kengai para Moyogi.
O próximo passo é a poda de seleção, que inicia o trabalho de modelagem. O profissional da Terra Bonsai afirma que é um desbaste ameno, no qual se define a estrutura da árvore, eliminando galhos e ramos em excesso.
“Como a planta brota de forma aleatória, é através da poda de seleção que os galhos interessantes ao futuro bonsai serão mantidos e os extras retirados. O posicionamento dos galhos e o objetivo esperado para a planta definirão quais partes ficam e quais saem. Esse processo irá dosar a força dos galhos”, explica Rock.
Depois de modelado, o bonsai precisará de podas de manutenção para que mantenha sua forma e silhueta. “Aqui, além de eliminar galhos e brotações excessivas, que desequilibram a estética da arvore, ainda são retiradas folhagens para propiciar melhor ventilação e também permitir que o sol chegue aos brotos interiores”, acrescenta o bonsaista.
Ainda de acordo com o profissional da Terra Bonsai, a desfolha é a eliminação total ou parcial das folhas da arvore. Vale lembrar que nem todas as especias toleram esse procedimento. Ele ressalta também que, quando feito de forma total, o processo aumenta a ramificação dos galhos e reduz o tamanho das folhas novas, além de facilitar a aramação. Mas caso seja realizado parcialmente, fortalece galhos considerados fracos e, uma vez não desfolhados, mantem seu crescimento.
“A pinçagem é uma poda mais delicada, realizada com pinça ou até mesmo com as mãos. É amplamente utilizada nas coníferas, como na retirada das folhas dos pinheiros (Pinus spp) e também para fazer a poda de manutenção dos juníperos (Juniperus spp)”, afirma Rock.
Ele também diz que, de tempos em tempos, a planta necessita de uma troca de solo e, com isso, suas raízes devem ser podadas. Por serem delicadas, requerem mais cuidado no processo de desbaste, que deve eliminar cerca de 1/3 das raízes, a fim de manter o equilíbrio entre elas.
O bonsaista da Terra Bonsai ainda explica que é necessário que o corte seja feito de uma só vez, com ferramenta afiada para evitar o esmagamento. O intervalo entre essas podas é definido de acordo com as necessidades de cada espécie. O momento ideal para o transplante é quando a massa radicular ocupar todo o vaso, não sobrando substrato.
Qualquer poda resulta numa “ferida” na arvore, que precisa ser tratada. Segundo Rock, o uso de uma pasta cicatrizante minimiza a penetração de fungos, entre outros elementos nocivos à arvore, e também evita a perda de água pelo corte.
O profissional finaliza dizendo que, para um bonsai se manter saudável, é necessário haver equilíbrio entre as massas foliar e radicular. Quando a poda de raízes precisa ser mais severa, a desfolha restabelece esse equilíbrio.
fonte da matéria "Guia de como cultivar Bonsai" nº 1 pela editora Casa Dois.
Desenvolvido por LWGMEN COMUNICAÇÕES VISUAIS Todos os direitos reservados.